Finais e Recomeços

Peanuts: Spike ou uma descrição realista da relação entre minha musa e eu.

Nada melhor que, em momentos de desespero, vir aqui ao In The Swimming Pool extravasar um pouco das minhas frustrações provenientes de tentativas de escrita.

Desde a virada do ano tenho tentado voltar a escrever – um conto, a revisão de Endeavour, um fanfiction, um artigo, uma crítica. Como podem ver, basicamente, qualquer coisa serve, desde que tenha princípio, meio e fim.  

FIM. Eis o problema.

Acho que nunca sentei na cadeira para escrever uma estória que eu soubesse qual seria o fim (da mesma foram que nunca comecei uma estória tendo um antagonista). O máximo que conseguia eram coisas: eles precisão terminar juntos, ela precisa voltar para casa, ele precisa aprender a confiar nas pessoas (sejamos sinceros: geralmente é ‘eles precisam terminar juntos’ mesmo).

O início do ano foi marcado pela releitura de Endeavour. E por mais que tenha sido fácil decidir o que eu queria que permanecesse e o que eu queria fosse retirado, também ficou claro que eu não sabia como eu queria que aquela estória terminasse. O final que foi criado originalmente surgiu apenas pelo fato que o prazo de escrita do NaNoWriMo chegou e estava na hora de concluir.

Mesmo com temas claros e com o personagem principal bem definido, ainda assim até hoje não consegui escrever um roteiro para essa nova revisão que me deixe satisfeita. Não porque eu esteja sendo perfeccionista, mas pelo simples fato de que eu não consigo escrever esse roteiro na integra – porque eu não sei como concluir essa estória.

Tentar escrever algo com um final, então, se tornou meu novo foco. E mesmo que eu tente me convencer de que não precisa ser algo com qualidade eu deveria pelo menos encarar esse exercício com seriedade.

Pra variar, assisti e li montes de artigos com especialistas dando dicas de como montar a estória e tudo mais. Tentei seguir a estrutura que eles sugerem – aquela famosa mesmo, dos três atos – e descobri que, quando chega no 2º Ato tudo começa a ficar super nebuloso e não vem uma ideia que preste. E olhe que nem estou tentando nada difícil, tipo encaixar Endeavour em uma estrutura ou algo assim. Resolvi começar do zero uma Fanfiction para o exercício (já que aí não teria o trabalho de desenvolver os personagens) mas, mesmo assim, nada aconteceu.


Por isso estou aqui. Ontem resolvi que voltar ao lar era o melhor... antes escrever um post sobre procrastinação do que não escrever absolutamente nada, não? Talvez também escreva um texto sério, sobre feminismo, porque o tema tem me perseguido ultimamente... Não acho que tenha nada muito pertinente ou inovador a ser dito e as únicas coisas relevantes que talvez eu possa acrescentar são muito pessoais e não sei se quero ir para essas searas. Mas vejamos... Onde as musas me levarem, né? Se elas aparecerem e quiseram falar de cocô, acho melhor eu topar do que ficar aí forçando escrever algo inovador e maravilhoso... Psh... Aí vamos com mais um post querido diário... E eu sonhando em começar com algo relevante por aqui...

Comments

Popular Posts